Madeira

Escola das Figueirinhas recebeu docentes da Polónia, Grécia, Itália, Turquia e Croácia

Iniciativa decorre no âmbito do projecto Erasmus+ 'Click Safe, surf smart, be aware of what you share'

None

A Escola Básica do 1.º ciclo com Pré-escolar das Figueirinhas acolheu, na última semana, entre os dias 20 e 24 de Setembro, a formação 'Phonoholizm, digital literacy and creative digital tools in education', no âmbito do projecto Erasmus+ 'Click Safe, surf smart, be aware of what you share'.

Esta iniciativa possibilitou a vinda de  14 professores oriundos da Polónia, Grécia, Itália, Turquia e Croácia para uma formação de curta duração.

Este projecto é coordenado pela docente Vanda Franco, com a colaboração da directora da escola, Maria da luz Castro e dos docentes Isabel Alves, Lília Gouveia, Stephanie de Melo, Marília Trigo, Nuno Camacho e Sérgio Ribeiro.

Os alunos do 4.° ano cantaram uma canção e leram alguns textos na língua inglesa subordinados à temática deste projecto na cerimónia de abertura desta sessão.

A coordenadora realçou a importância da monitorização do tempo passado on-line das crianças em idade escolar, com especial enfoque na conexão destes com os "amigos virtuais".   Um dos riscos mais comuns associados à utilização da internet é o da comunicação com outras pessoas - por exemplo, nas redes sociais ou em jogos que também carecem de vigilância por parte dos adultos.

Vanda Franco remata afirmando que, se forem tomadas precauções práticas de segurança na Internet, "estamos a proteger as crianças de actividades e conteúdos potencialmente prejudiciais ou inadequados e assim estas poderão aproveitar ao máximo a experiência online, com todo o potencial de aprendizagem, exploração, criatividade e de conexão com outras pessoas".