Mundo

Bombeiros contêm incêndio em estância balnear perto de Atenas

None

Os bombeiros na Grécia contiveram hoje um incêndio que ameaçou casas e levou a evacuações noturnas numa estância turística a nordeste de Atenas, indicou hoje o serviço de bombeiros do país.

Mais de 150 bombeiros e voluntários lutaram durante a noite, utilizando mangueiras e escavadoras para parar o incêndio nas imediações de Nea Makri, 30 quilómetros a nordeste da capital grega, sendo que durante a manhã dois aviões e um helicóptero juntaram-se aos esforços.

As autoridades locais referiram que várias casas foram danificadas, mas não foram relatados quaisquer ferimentos.

Durante a tarde, outro incêndio deflagrou numa floresta perto da cidade de Megalopolis, na região sulista de Peloponeso, segundo o serviço de bombeiros helénico. Mais de 80 bombeiros, apoiados por oito meios aéreos, trabalharam para extinguir o fogo.

As autoridades indicaram que um total de 41 incêndios florestais deflagrou em todo o país durante a noite de segunda-feira e hoje, sendo que a maioria foi rapidamente extinta.

Vastos incêndios queimaram mais de 1.000 quilómetros quadrados este verão na ilha de Evia e noutras partes do centro e sul da Grécia, quando o país atravessou a pior vaga de calor em décadas.

As autoridades gregas culparam as alterações climáticas pelas condições meteorológicas extremas.