Patrocinado Madeira Optics

O fascinante cosmos em que vivemos

No artigo desta semana, a Madeira Optics centra-se no fascinante cosmos em que vivemos, outro assunto interessantíssimo para qualquer amante da astronomia.

None Ver Galeria

Como todos nós sabemos, ao longo História, os humanos sempre olharam para o céu para encontrar respostas para perguntas como “de onde viemos?” ou “como chegamos aqui?”.

A verdade é que sendo a Astronomia uma disciplina que contextualiza o nosso lugar no Universo, pode realmente abrir-nos os olhos e alterar a forma como vemos o mundo. Aliás, quando Nicolau Copérnico afirmou que a Terra não era o centro do Universo, houve imediatamente uma revolução entre a religião, a ciência e a própria sociedade e, por sua vez, houve uma adaptação a esta nova forma de ver o mundo, apesar de inicialmente terem existido sérias resistências. De facto, a Astronomia sempre teve um impacto positivo na nossa visão do mundo. Lembremo-nos, por exemplo, de quando as primeiras civilizações identificaram os objetos celestes como sendo deuses e de como interpretavam os seus movimentos no céu como se fossem profecias que estavam por vir!

Atualmente ainda há várias perguntas sem resposta sobre a Astronomia e grande parte das pesquisas giram à volta de questões como “qual o destino do Universo?” ou o “Universo é único?” e “existiria vida se fosse diferente?”

Como afirmava Finley (2013), a «Astronomia tem contribuído muito para o progresso tecnológico ao longo da História e tem muito a oferecer ao futuro e aos humanos».

Da astronomia à indústria

Um dos exemplos da transferência de tecnologia entre a Astronomia e a indústria incluem os avanços em imagens e comunicações. Lembremo-nos que os sensores para a captura de imagens desenvolvidos para imagens astronómicas foram usados pela primeira vez em 1976 e foram exatamente estes sensores que substituíram em pouco anos, não só os filmes em telescópios, mas também em câmaras pessoais, webcams e telemóveis, dispositivos e métodos de processamento de dados.

Na área da comunicação, também a radioastronomia forneceu uma grande variedade de ferramentas e a verdade seja dita, muitas empresas usam a linguagem de programação da Astronomia para analisar sistemas de computador e gráficos de física.

Da astronomia ao setor aeroespacial

A maior parte da tecnologia do setor aeroespacial é partilhada com a astronomia, em telescópios, em hardware de instrumentos ou em técnicas de processamento de imagem. O que é certo é que desde o desenvolvimento dos telescópios a aquisição de informações mudou, deixando de ser feitas maioritariamente no solo e passando basicamente a ser feitas no espaço.

Da astronomia ao setor da energia

No setor da energia podemos garantir que a Astrologia pode ser usada para encontrar novos combustíveis fósseis e avaliar a possibilidade de existir novas fontes de energia renováveis.

Astronomia na vida quotidiana

São tantos os objetos que encontramos no nosso dia a dia. Nos aeroportos, por exemplo, era usado um cromatógrafo de gás, projetado para uma missão em Marte, para pesquisar bagagens, na tentativa de se encontrar drogas e explosivos. A Astronomia, de certa forma, contribuiu para a nossa visão do tempo. Os primeiros calendários foram baseados no movimento da Lua e se não sabe fica a saber que até a forma como nós definimos um segundo se deve à Astronomia.

Em jeito de conclusão, a Astronomia está presente em diversas áreas e é fundamental entendermos onde está inserido o ser humano, bem como o mundo e mais além. Por tudo isto e se é um entusiasta da Astronomia, a Madeira Optics aconselha-o a escolher um telescópio altamente recomendado para iniciantes e que será, garantidamente, um bom telescópio para dar os seus primeiros passos nesta área da Astronomia.

Sugerimos o Levenhuk SkyMatic 135 GTA, um telescópio com um mecanismo chamado “GoTo”, através do qual terá um controle remoto e usá-lo-á apenas para encontrar automaticamente cerca de 42.000 objetos celestes, sem nenhum conhecimento específico. O kit inclui ainda duas oculares e um adaptador de 1,25 polegadas. Se usar os acessórios adicionais poderá aumentar a ampliação do telescópio, imagine, até 260x.

O telescópio em questão está disponível no nosso site. Para qualquer dúvida pode sempre entrar em contacto connosco através do chat online, disponível também no site, por e-mail ou por telefone.

www.MadeiraOptics.com

Facebook: MadeiraOptics

Instagram: @madeira_optics

Tel.: +351 291 622 971

WhatsApp: +351 924 485 850