5 Sentidos

Visita inaugural do ‘History Tellers: Funchal Living Culture’ acontece amanhã

Este é o primeiro circuito permanente de visitas dramatizadas ao centro da cidade do Funchal

None

A Académica da Madeira e a Associação Teatro Bolo do Caco apresentam, amanhã, dia 2 de Setembro, o primeiro circuito permanente de visitas dramatizadas ao centro da cidade do Funchal.

Chama-se ‘History Tellers: Funchal Living Culture’ e terá a sua visita inaugural, pelas 10h30, a partir do Colégio dos Jesuítas do Funchal, Reitoria da Universidade da Madeira.

Incorporando a vertente dramática de teatro de rua, num programa de visitas guiadas já estabelecido no panorama cultural e turístico regional (o 'History Tellers') tendo por base a investigação científica, pretende oferecer ao visitante a oportunidade de "viajar no tempo e no espaço".

Durante a visita, guias voluntários, oriundos de diferentes países europeus, mostrarão o núcleo histórico da Sé. Pelo caminho, os visitantes terão a oportunidade de conhecer figuras do passado da cidade, recriadas por jovens actores madeirenses.

Segundo Xavier Miguel, director do Teatro Bolo do Caco e um dos actores que participará nesta visita, este “trabalho nasce da vontade de descobrir novos públicos, explorando ao mesmo tempo a cultura, história e património do Funchal, criando um produto que dá o dá a conhecer aos seus visitantes através da experiência viva”.

No final, os objectivos são a “valorização e divulgação do património, história e cultura do Funchal", sublinha.

Por outras palavras, trata-se de explorar “diferentes formas de mediação cultural, dando a ver e conhecer aspetos e figuras de história através da linguagem do teatro, criando um produto de valor turístico e cultural”, refere Xavier Miguel.