Madeira

Obra concretizada em quase metade do tempo previsto

Pandemia foi a justificação para significativa redução no prazo inicialmente previsto da empreitada

None

Lançada em Dezembro último e prevista, inicialmente, só estar concluída em Março de 2022, as obras de recuperação da ER 218, no troço entre o Pico das Pedras e a Achada do Teixeira, está já concluída, tendo hoje sido ‘inaugurada’ pelo presidente do Governo Regional.

Questionado sobre o motivo de invejável rapidez na empreitada que representa “investimento de 3.4 milhões de euros” financiado pela Lei de Meios, Miguel Albuquerque alegou que “a razão foi a pandemia, que deu para concentrar mais os recursos e a empreitada foi muito mais rápida”, disse. “Ainda bem que aproveita neste momento a retoma do turismo”, rematou na Achada do Teixeira.

O Governo Regional, através da Secretaria dos Equipamentos e Infraestruturas, arrancou com a reconstrução da ER 218, no troço entre o Pico das Pedras e a Achada do Teixeira, no passado mês de Dezembro de 2020. A obra foi concluída neste final de mês de Agosto, bem antes do prazo inicialmente previsto para esta empreitada (15 meses).

“Aproveitamos a Lei de Meios” disse, referindo-se à empreitada, que decorreu sempre a bom ritmo, consistiu na melhoria das condições actuais de circulação rodoviária, através da execução de trabalhos de prevenção de queda de pedras e blocos sobre a estrada e melhoria dos atravessamentos das linhas de água.

Lembrou que aquela zona “tinha sido muito afectada quando do temporal de Fevereiro de 2010”, daí a necessidade de requalificar a estrada “muito usada quer pelos locais, mas sobretudo pelo nosso turismo”, ao reconhecer que desde 2010 estava “uma estrada muito perigosa, sobretudo devido às águas e à queda de pedras”.

Foram executados trabalhos numa extensão aproximada de 5 quilómetros, correspondendo essencialmente à estabilização de taludes, pavimentação, introdução/reconstrução de órgãos de drenagem longitudinais e transversais, instalação de equipamentos de sinalização e segurança.

“Obra importante para melhorar e requalificar a nossa oferta turística e a nossa oferta ambiental”, concretizou.