País

Cerca de 180 operacionais e 11 meios aéreos combatem incêndio florestal em Beja

None

Um incêndio deflagrou hoje à tarde em mato e povoamento florestal na freguesia de Sabóia, concelho de Odemira (Beja), e está a ser combatido por quase 180 bombeiros, apoiados por 11 meios aéreos, revelou a Protecção Civil.

Contactada pela agência Lusa, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) revelou que o fogo, cujo alerta foi dado aos bombeiros às 13:14, está a consumir "uma zona de mato e de povoamento florestal", incluindo "sobreiros, eucaliptos e pinheiros".

Às 15:15, o combate às chamas envolvia um total de 176 operacionais, apoiados por 44 veículos e 11 meios aéreos, disse a mesma fonte.

O incêndio teve início na zona da localidade de João Martins, na freguesia de Saboia, e "tem duas frentes activas", estando os bombeiros "a combater as chamas e também a fazer proteção a habitações dispersas".

"Há habitações dispersas que se encontram na frente de fogo e os bombeiros estão também a protegê-las. Até ao momento, não temos conhecimento de qualquer habitação atingida", garantiu à Lusa a fonte da ANEPC.

A operação de combate envolve meios dos bombeiros e da Força Especial de Protecção Civil, assim como a AFOCELCA, GNR e Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).