Bye bye melro preto
Foi com grande satisfação que li a notícia no DN, (5/2/2021) da formação da nova Associação de Jazz da Madeira. Aproveito desde já para desejar as maiores felicidades e muito êxito na concretização dos seus objetivos. Espero que não seja mais uma entre muitas que não passam apenas do papel e que acabam por cair no esquecimento.
O mais surpreendente desta notícia é o nome escolhido pela referida associação: MELRO PRETO. O que me parece é existir confusão entre o melro preto – Turdus Merula, da nossa floresta Laurissilva e a música de Miles Davis – Bye bye black bird. O pássaro de que fala Miles Davis, trata-se de: pássaro gato, cujo nome científico é Dumetella Carolinensis e que ocorre entre o sul do Canadá ao golfo do México. São conhecidos por pássaros poliglotas, pois têm a capacidade de imitarem o canto de outros pássaros para além do seu verdadeiro canto parecer-se com o miar do gato. Possui plumagem cinzento escuro com uma pequena mancha castanho avermelhado no início das penas do rabo, enquanto que o nosso melro preto tem a plumagem completamente negra com o bico amarelo vivo. O seu canto é alegre e vibrante sendo o último a “deitar se” e o primeiro a “acordar”.
É um pássaro acarinhado pelo povo madeirense que o canta nos seus despiques.
Para quem estiver interessado indico duas referências a este pássaro: Canções Para a Educação Musical de Raquel Marques Simões, Editores Valentim de Carvalho, Lisboa
Terras de Vera Cruz (CD), Vítor Sardinha, (edição do autor), Funchal, 1997.
José Camacho