Madeira

Notícia da expansão da reserva das Selvagens correu o mundo

None Ver Galeria

O Governo Regional da Madeira anunciou no início desta semana a expansão da Área Marinha Protegida das ilhas Selvagens e a notícia correu o mundo.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional fez saber que a Madeira iria passar a ter a maior Área marinha Protegida da Europa e de todo o Atlântico Norte, através da aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, ampliando significativamente a proteção das águas deste Arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta Reserva.

'Portugal creates North Atlantic's largest marine sanctuary' e 'Islas salvajes quiere ser la mayor area marina europea con proteccion total' foram alguns dos títulos que fizeram as notícias dos Estados Unidos da América a Nova Zelândia. A notícia chegou ainda a outros países como Índia, Canadá, Taiwan e Espanha. Cerca de uma centena de notícias sobre a expansão da área protegida ecoaram no País e próximo de duas dezenas pelo mundo.

O reforço da proteção das Ilhas Selvagens, segundo o Governo Regional, irá contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, incluindo muitas com interesse comercial, através do aumento do stock pesqueiro. Assegurará igualmente a integridade dos ecossistemas, contribuindo para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste. Esta decisão permitirá ainda a promoção do desenvolvimento económico da Região Autónoma da Madeira, através da valorização do seu capital natural.