Coronavírus País

Açores com 71 novos casos de covid-19

None

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 71 novos casos positivos de covid-19 e o arquipélago tem hoje 733 infeções ativas e 11 doentes internados, informa o boletim da Autoridade de Saúde, que dá nota de 36 recuperações.

De acordo com o comunicado diário daquela entidade, nas últimas 24 horas, foram realizados 540 testes e detetados 62 novos casos de covid-19 em São Miguel, quatro na Terceira, três em Santa Maria e dois no Pico.

Em São Miguel, foram registados 42 novos casos positivos no concelho de Ponta Delgada, oito no concelho da Ribeira Grande, oito no concelho de Vila Franca do Campo e quatro no concelho da Lagoa.

A Terceira regista dois novos casos positivos no concelho de Angra do Heroísmo e dois no concelho da Praia da Vitória.

O Pico regista um novo caso positivo no concelho da Madalena e um no concelho das Lajes. Em Santa Maria há igualmente três novos casos positivos no concelho de Vila do Porto.

Nas últimas 24 horas foram registadas 36 recuperações, segundo a Autoridade de Saúde açoriana.

Hoje estão 11 doentes internados com covid-19, mais um do que no sábado, e estão todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (dois em Unidade de Cuidados Intensivos), na ilha de São Miguel.

O arquipélago regista presentemente 733 casos positivos ativos, sendo 547 em São Miguel, 87 na Terceira, 37 em Santa Maria, 22 no Pico, 20 na Graciosa, 14 no Faial e seis nas Flores.

Desde o início da pandemia, os Açores contabilizam 11.198 casos de covid-19, um total de 10.222 recuperações e 50 mortes.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 22 de dezembro, 198.828 pessoas completaram a vacinação primária (84%) e 34.528 receberam já o reforço da vacina (3.ª dose).

A covid-19 provocou mais de 5,38 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.