Coronavírus País

Açores implementam restrições em eventos e proíbem festejos ao ar livre em São Miguel

None

Os Açores vão limitar a presença de público em eventos e na ilha de São Miguel, onde está identificada transmissão comunitária do SARS-CoV-2, exigir a realização de testes e proibir festejos ao ar livre, anunciou hoje o executivo regional.

"Haverá limitação da presença de público em todos os eventos de cariz social (casamentos, batizados e outros festejos sociais), todos os eventos de cariz cultural e desportivo, bem como bares e espaços de diversão noturna com pista de dança e festas de passagem de ano a três quartos da respetiva lotação", revelou o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

Na ilha de São Miguel, para aceder a estes eventos será ainda necessário apresentar "um teste negativo PCR, realizado nas últimas 72 horas, ou um teste negativo de antigénio realizado nas últimas 24 horas", independentemente de a pessoa estar ou não vacinada.

Segundo o titular da pasta da Saúde nos Açores, a partir das 00:00 de quinta-feira, a ilha de São Miguel passa a estar em situação de contingência e as restantes oito ilhas do arquipélago em situação de alerta.

Em São Miguel serão ainda proibidas "celebrações, festejos ou ajuntamentos festivos na via pública", bem como o "consumo de bebidas alcoólicas na via pública".