Madeira

CMF investe 1,3 milhões de euros para melhorar 70 habitações no Palheiro Ferreiro

Foto André Ferreira/CMF
Foto André Ferreira/CMF

A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje por unanimidade a adjudicação da empreitada de eficiência energética em 70 fogos de habitação social, no Palheiro Ferreiro. O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Pedro Calado, no final da reunião do executivo municipal.

As obras serão realizadas em 3 lotes e representam um investimento global de 1, 3 milhões de euros, devendo decorrer entre 6 meses a 1 ano.

Esta recuperação consiste na substituição de vidros, caixilharia de alumínio e cobertura térmica dos edifícios. Segundo o autarca, as casas vão ficar mais isoladas com estas obras, garantindo assim mais qualidade de vida, quer no período de inverno, quer no período de verão.

Outra deliberação saída desta reunião prende-se com a prorrogação por mais 10 dias a aceitação de propostas por parte do consórcio bancário que vai fazer o financiamento dos 3 milhões de euros na parte correspondente ao município do Funchal para o inicio das obras da ETAR-Estação de Tratamento de Águas Residuais. A obra tem início previsto no segundo semestre do próximo ano, com prazo de execução de 18 meses para que possa estar concluída nesta fase até final de 2023.

De acordo com Pedro Calado trata-se de um projeto muito grande, dividido em 2 fases. Uma já teve início e envolve cerca de 5 milhões de euros. O projeto global é de 19 milhões de euros, dos quais cerca de 12,4 milhões terão financiamento do programa comunitário POSEUR, em cerca de 65%.

Vinte por cento (20%) deste montante, cerca de 4 milhões, são financiados pela própria CMF e depois terão uma comparticipação do Governo Regional de 3 milhões de euros. Esta componente da Câmara é feita com recursos à utilização do empréstimo bancário que já foi solicitado a vários consórcios.  Conforme refere o presidente do município, atendendo a esta altura do ano, os conselhos de administração pediram mais 10 dias para o prazo de apresentação de propostas. “Damos até 10 de janeiro data limite de entrega dessas propostas para termos tudo pronto e iniciar a obra antes do final do primeiro semestre de 2022”, refere Pedro Calado.