Coronavírus Madeira

Sensibilização e pedagogia não dispensam firmeza das forças de seguranças no controlo do uso de máscara

Ireneu Barreto preside à tomada de posse do novo comandante da GNR na Madeira

None

É a certeza de Ireneu Barreto. A aplicação das medidas de combate à pandemia por Covid-19, na Madeira, exigem das forças de segurança, que fiscalizarem o seu cumprimento e pugnarem pelo mesmo, capacidade de sensibilização, pedagogia, mas também “firmeza na acção”, quando tal se impuser.

“Ontem assinei e mandei para publicação um diploma do Governo Regional que possibilita tornar obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 6 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicos. Esta medida vai exigir a todos vós, no âmbito das vossas competências, um difícil equilíbrio entre, de um lado, a sensibilização e a pedagogia e, de outro, a firmeza na acção.”

As apalavras são de Ireneu Barreto que preside à tomada de posse do novo comandante da GNR na Madeira, o coronel Gorgulho dos Santos.

O Representante da República elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pela GNR na Madeira e no País, recordando que foi com elementos da mesma que trabalhou de perto, no início da sua carreira enquanto magistrado do Ministério Público.

O Representante da República agradeceu, em nome da República, a actuação do comandante cessante. “Quero dirigir é ao coronel Duarte Monteiro, com quem mantive contato mais permanente durante estes tempos estranhos e exigentes da pandemia que ainda nos aflige.”

“Pude, durante todo este período, apreciar a sua atuação profissional e rigorosa, e, sobretudo, o modo equilibrado e com raro bom senso como conseguiu, sob intensa pressão, que a GNR se relacionasse com a comunidade, com as entidades oficiais, com as demais forças de segurança e defesa e com a comunicação social.”

“Agradeço tudo o que fez pela nossa comunidade, e desejo-lhe as maiores felicidades profissionais e pessoais, dizendo-lhe, com toda a convicção, que será sempre bem-vindo entre nós.”

 “Quero, finalmente, saudar a GNR pelo papel fundamental que desempenha na manutenção da ordem pública no nosso país e, particularmente, o Comando Territorial da Madeira, que tantos e tão relevantes serviços tem prestado nesta Região ao longo dos anos.

Antes, havia deixado também uma saudação ao comandante nacional da GNR. “A primeira saudação é para o Senhor General Rui Clero, cuja presença é sempre motivo de alegria para todos aqueles com quem privou enquanto Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira.”

“A forma distinta como desempenhou essa Missão, no modo como estabeleceu relações institucionais e se integrou na nossa comunidade, permitem que possamos considerá-lo um profundo conhecedor das nossas ilhas e um amigo desta Região.”