5 Sentidos

Museu Quinta das Cruzes integra roteiro 'Natal nos Museus'

None Ver Galeria

O Museu Quinta das Cruzes, no Funchal, integra, desde quinta-feira, o roteiro preparado pela Direcção Regional da Cultura para esta quadra festiva, intitulado 'Natal nos Museus'.

O Museu Quinta das Cruzes possui, no seu espólio, várias cenas das celebrações cristãs relativas ao Natal. Por entre as peças expostas, destaca-se um retábulo em madeira de carvalho em forma de tríptico, emoldurado por uma delicada decoração do gótico final, formando baldaquino, onde se destaca o pormenorizado trabalho de rendilhados, uma pintura que pode ser de escola flamenga ou holandesa que representa a adoração dos Reis Magos, uma casa ou maquineta de presépio, uma peça portuguesa e algumas figuras de presépio executadas em barro policromado e dourado dos séculos XVIII e XIX.

Estas peças poderão ser apreciadas até ao dia 16 de Janeiro no âmbito do referido roteiro.

Já no próximo dia 18 de Dezembro das 10h30 às 11h45, esta instituição vai promover o atelier ‘Natal no MQC’, uma visita guiada e actividade dirigida às famílias (crianças entre os 6 aos 8 anos acompanhadas por adulto) com o objectivo de dar conhecer a 'História da Natividade' através das figuras de presépio das colecções do Museu e analisar as várias representações do Menino Jesus, explorando algumas tradições natalícias regionais. A visita será complementada com uma actividade de expressão plástica.

A participação nesta actividade é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através de preenchimento do formulário: https://forms.gle/2TV3TUq2xYVygNy69