5 Sentidos

'Natal na Calçada' da Casa-Museu Frederico de Freitas para visitar a partir de hoje

None

A partir de hoje, dia 9 de Dezembro, a Casa-Museu Frederico de Freitas ao abre as nossas portas com um percurso especialmente concebido para valorizar o acervo ligado ao Natal.

A exposição 'O Natal na Casa da Calçada' engloba variados presépios, de origem regional e nacional, datados dos séculos XVIII, XIX e XX, que são montados pelos diversos espaços da Casa.

Merecem especial realce as imagens do Menino Jesus entronizado em escadinhas, as caixas de presépio do século XVIII e XIX e o grande presépio de rochinha.

Nas Salas de Jantar e do Chá belos serviços de faiança inglesa, pratas, cristais e bordados, são mostrados unicamente nesta quadra e exibem-se sobre as mesas montadas a preceito.

"Tudo fica pronto para usufruir e celebrar a 'Festa'. O objetivo é relembrar vivências, requintes e usos passados", é este o convite lançado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

 'Venham conhecer os nossos Nascimentos', tal como dizia o Dr. Frederico de Freitas.

A visita aos presépios na Casa-Museu Frederico de Freitas é gratuita, de 9 de Dezembro a 15 de Janeiro, de terça a sábado, entre as 10h00 e as 17h30. As visitas guiadas realizam-se para grupos, com o mínimo de seis pessoas, sob marcação prévia através dos Serviços Educativos.