Madeira

Madeira reforça parcerias com os Açores na área da Saúde

Neonatologia, oncologia, urologia, cirurgia cardio-torácica e a anatomia patológica são as especialidades onde a colaboração deverá acontecer

None

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, está em conversações com o Governo açoriano, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, para revisão das parcerias existentes entre os dois governos insulares na área da Saúde.

Numa reunião de trabalho que juntou, esta tarde, elementos dos dois serviços de saúde regionais, ficou o compromisso de haver colaboração entre os dois arquipélagos na área clínica em algumas especialidades, de modo a “preencher algumas lacunas que possam existir”, conforme lembrou o governante madeirense.

Entre essas especialidades, destaque para a neonatologia, a oncologia, a urologia, a cirurgia cardio-torácica e a anatomia patológica, áreas em os serviços prestados à população deverão conhecer melhorias, tanto na Madeira, como nos Açores, graças a esta interajuda. 

Pedro Ramos, secretario regional de Saúde e Protecção Civil do Governo madeirense, e Clélio Menezes, secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, mostraram-se bastante agradados com a possibilidade desta colaboração, que acreditam, poderá potenciar o conhecimento e os recursos de cada região.

"São áreas que, de um lado e de outro, podem ter colaboração diferente, aumentando e melhorando a prestação, tanto num sistema, como no outro sistema", apontou o governante madeirense. 

Já o secretário regional açoriano referiu que considerando a "identidade de realidade arquipelágica, insular, e a nossa distância, temos problemas comuns, e é preciso que haja sinergias para os resolver, no sentido de atenuarmos os constrangimentos dos nossos serviços regionais e capacitarmos as potencialidades instaladas".