Turismo Madeira

Virologista pede aos decisores que ouçam a ciência

Pedro Simas contesta medidas restritivas como se ainda houvesse pandemia

None Ver Galeria

”A pandemia em Portugal e UE já terminou!”. A tese, com base em dados científicos, é do virologista Pedro Simas e embora possa parecer ser provocação, a constatação resulta do cruzamento de vários dados, entre os quais a vacinação, que aponta para o facto de estarmos nesta altura apenas ao nível da endemia.

Pedro Simas, que fez uma intervenção que despertou atenção no 46.º Congresso da APAVT, lamenta que esteja a ocorrer nesta altura um retrocesso comportamental e social, com medidas restritivas "que não fazem sentido", dando como exemplo, as limitações decretadas para o início de Janeiro no continente português ou o fecho de fronteiras.

O virologista pede para que os decisores "ouçam a ciência", de modo a que possamos encarar os níveis de infecção com normalidade, sem que seja necessário fechar o País por causa dos novos casos que vão surgindo.

"O vírus não vai parar" e por isso importa saber conviver com uma realidade que conta com a vacinação como aliada. Assegura que a terceira dose tem grande impacto, que deve privilegiar os mais vulneráveis.

Sobre a variante Ómicron, garante que já está na Europa toda e vai chegar a todo o mundo, sem dramas. Daí o apelo: "Usemos o conhecimento para antecipara o que vai acontecer" e não para fazer de tudo um problema.