Madeira

Sara Cerdas quer defesa a sério da qualidade do ar

None

A eurodeputada socialista madeirense Sara Cerdas apelou esta segunda-feira, na Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente, à "necessidade de actualizar os padrões de qualidade do ar da União Europeia, seguindo as novas directrizes recentemente publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e que sejam juridicamente vinculativas", já que “enfrentar a poluição do ar é a chave para proteger a saúde pública”. 

“A pandemia da covid-19 demonstrou a importância de monitorizar a qualidade do ar e melhorar os sistemas de ventilação em casas e locais de trabalho. Sabemos que a poluição do ar está relacionada com a carga de várias doenças, nomeadamente doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e cancro, entre outras. É inegável que enfrentar a poluição do ar é chave para proteger a saúde pública.” Sara Cerdas, eurodeputada

Citada em comunicado, a eurodeputada defende que é preciso uma acção concertada com as instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, trabalhando em sectores como o transporte, a energia, a indústria, a gestão de resíduos, no planeamento urbano e na agricultura e inclusive usar a actual legislação europeia para causar impacto e actualizar os padrões de qualidade do ar da UE “que devem ser juridicamente vinculativos”.

“Não devemos esquecer que aqueles que vivem em países de baixo e médio rendimento sofrem de forma desproporcional com a poluição do ar e precisamos de responder a esta iniquidade global. Precisamos de melhorar a qualidade do ar nas nossas cidades e reduzir a poluição, para podermos reduzir a morbilidade e a mortalidade associadas, pois estas são doenças evitáveis - e cabe-nos enfrentá-las.” Sara Cerdas, eurodeputada

A europarlamentar lembra que se estima que a poluição do ar exterior cause 4,2 milhões de mortes prematuras em todo o mundo por ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As novas Directrizes Globais de Qualidade do Ar (AQG, na sigla em inglês) da OMS, publicadas em 22 de Setembro de 2021, apresentam evidências claras quanto aos danos que a poluição do ar causa à saúde humana e recomendam novos valores-guia de qualidade do ar para proteger a saúde das populações.