Madeira

Rita Andrade chamada a explicar a "falta de Estratégia de Combate à Pobreza"

Grupo Parlamentar do PS-Madeira quer ouvir a nova secretária regional na ALM

None

O Grupo Parlamentar do PS-Madeira informou esta segunda-feira que deu hoje entrada na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) a um pedido de audição parlamentar à nova secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, para prestar esclarecimentos sobre a criação da Estratégia Regional para a Inclusão Social e Combate à Pobreza.

Em causa, explicam os socialistas, está o facto de o Governo Regional ter anunciado que iria ter a referida estratégia pronta no dia 28 de Dezembro de 2020, mas, até ao momento, "esta promessa continuar por cumprir".

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, junto às instalações da Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, a deputada Elisa Seixas, citada em comunicado do PS-M, lembrou que, "há sensivelmente um ano, foi tornado público que seria criada a referida Estratégia Regional para os anos 2021-2025, tendo sido constituída uma comissão coordenadora para o efeito".

Tal como deu conta a parlamentar, na altura, e dada a composição desse grupo de trabalho, o PS deu entrada a um projecto de resolução – que foi discutido em Novembro – no qual defendia que a comissão deveria integrar representantes dos municípios e onde alertava para o facto de o prazo estipulado para a apresentação da proposta de Estratégia ser muito curto.

“A verdade é que essa questão não foi resolvida. O grupo de trabalho não inclui ninguém dos municípios e, passado praticamente um ano, não sabemos absolutamente nada relativamente à proposta que deveria ter sido apresentada a 28 de Dezembro de 2020. Nós queremos saber o que é que se passa com a Estratégia Regional para a Inclusão Social e Combate à Pobreza” Elisa Seixas, deputada do PS-Madeira