Mundo

Nobel da Economia atribuído a David Card, Joshua Angrist e Guido W. Imbens

None

Os economistas David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens receberam hoje o Prémio Nobel da Economia por "tirarem conclusões de experiências inesperadas" e aplicá-las à análise do mercado de trabalho, anunciou a Real Academia Sueca das Ciências.

Os laureados deste ano em Economia "demonstraram que muitas das grandes questões da sociedade podem ser respondidas. A sua solução é utilizar experiências naturais, situações que surgem na vida real que se assemelham a experiências aleatórias", explicou a academia.

Todos os laureados - o canadiano Card, o norte-americano Angrist e os holandês-norte-americano Imbens - "forneceram novos conhecimentos sobre o mercado de trabalho e mostraram que conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experiências naturais".

"A sua abordagem estendeu-se a outros campos e revolucionou a investigação empírica", disse a academia.

"Utilizando experiências naturais, David Card analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho", disseram os membros da instituição.

Angrist e Imbens "mostraram que conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experiências naturais. O quadro que desenvolveram foi amplamente adotado pelos investigadores que trabalham com dados de observação".

Em suma, o trabalho dos laureados "revolucionou a investigação empírica nas ciências sociais e melhorou significativamente a capacidade da comunidade de investigação para responder a questões de grande importância para todos nós".

O Prémio Nobel da Economia é o último a ser anunciado e será entregue, tal como os outros, no dia 10 de dezembro.

Ao contrário dos outros prémios Nobel, o da Economia não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel, mas sim pelo banco central sueco em sua memória em 1968, tendo o primeiro vencedor sido selecionado um ano mais tarde.

O prémio da Economia, atribuído desde 1969, marca assim o fim da ronda de anúncios do prémio Nobel, que começou há uma semana com o Prémio Nobel da Medicina e foi seguido pelos prémios Nobel da Física, Química, Literatura e Paz.