Madeira

MPT contra custos envolvidos na criação do Provedor do Animal

None

O MTP está contra os custos envolvidos na criação do Provedor do Animal.

Segundo o coordenador Regional do MPT Madeira, Valter Rodrigues, coordenador regional do MPT Madeira, esse dinheiro seria melhor aplicado na qualidade de vida dos animais. 

"A Portaria 613/2021 da Secretaria Regional das Finanças e da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de 10 de Setembro de 2021 define a composição da estrutura interna que prestará o apoio directo ao Provedor do Animal. Com base nessa composição, o MPT estima que o Provedor do Animal vai ganhar cerca de 4.600 euros por mês, custando a directora de serviços que já foi nomeada cerca de 3.300 euros por mês, o que perfaz 7.900 euros por mês. De acordo com essa portaria, falta ainda nomear o coordenador técnico, os técnicos superiores e os assistentes administrativos. O MPT estima que o custo total do Provedor do Animal ascenda aos 15 mil euros por mês", criticou.

De acordo com Valter Rodrigues, "estes 15 mil euros mês seriam suficientes para colocar o chip, vacinar e desparasitar cerca de 1.300 animais por mês". Por isso, solicita ao presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, "a extinção deste gabinete, devendo o dinheiro assim poupado ser gasto na qualidade de vida dos animais, por exemplo, fornecendo consultas e tratamentos veterinários gratuitos através dos Serviços Veterinários do Governo".