Casos do dia

Animad suspende ajuda a animais por falta de apoios públicos

Crédito do Hospital Veterinário está congelado pois a dívida continua a acumular-se

A associação acolher cerca de 200 animais nas suas instalações.
A associação acolher cerca de 200 animais nas suas instalações., Foto Animad

A Associação Animad viu-se obrigada a congelar o seu crédito no Hospital Veterinário da Madeira, uma vez que apresenta uma dívida avultada, que não consegue pagar devido à falta de apoios. A decisão do congelamento do crédito foi tomada pela própria associação, que afirma não poder continuar a ajudar mais animais, até que as contas sejam regularizadas.

Orlando Vieira confirmou ao DIÁRIO que a associação aguarda por apoios governamentais, prometidos como ajuda referente ao ano de 2019, mas que ainda não chegaram. São cerca de 40 mil euros que estão em dívida ao Hospital Veterinário da Madeira que, em acordo com a associação, aceitou congelar o crédito, para que o mesmo não continue a aumentar.

Por esse motivo, a associação não consegue ajudar mais animais. Neste momento, nas instalações encontram-se cerca de 200, 130 dos quais são cães. "Estamos a contabilizar apenas aqueles que se encontram nas nossas instalações, mas ajudamos também animais de rua e outros que se encontram em colónias", explicou Orlando Vieira.

Com apoios prometidos para o ano de 2020, a associação espera que esses também não sejam esquecidos. No entanto, lembra que "não se pode simplesmente esquecer o passado", pois há dívidas para pagar referentes a vários tratamentos de centenas de animais.

Orlando Vieira afirma já terem reportado a situação à Secretaria Regional da Agricultura, que detém a tutela da ajuda animal, a fim de sensibilizar para a situação desta associações sem fins lucrativos.

"Dado isso pedimos encarecidamente que não nos enviem mais pedidos até todas as entidades colocarem a mão na consciência e perceberem que o que está em causa, eles, os animais", afirma a Animad.

A Animad admite não ser a única associação de ajuda animal a aguardar os apoios e, por isso, pede celeridade para que este problema seja resolvido e mais animais possam ser ajudados.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo

Fechar Menu