País

Mais 209 professores colocados nas escolas dos Açores

None
Foto Shutterstock

A Secretaria Regional da Educação e Cultura dos Açores colocou na sexta-feira, no âmbito do concurso de pessoal docente para o ano letivo de 2020-2021, mais 209 professores nas escolas do arquipélago, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota de imprensa do executivo açoriano, após a disponibilização, em 27 de agosto, da primeira lista de colocações dos candidatos de pessoal docente a termo resolutivo, na sexta-feira foi disponibilizada a nova lista de colocações para o ano letivo, que se inicia em 15 de setembro.

Na primeira lista de colocações, segundo informação do executivo, tinham sido apuradas 473 vagas, tendo sido efetuadas 435 colocações em horários completos até ao final deste novo ano escolar, considerando as opções e as preferências manifestadas pelos candidatos.

De acordo com o Governo Regional, as "novas colocações surgem agora porque foram solicitadas pelas escolas da região devido a variados fatores". Destas 209 entradas, 136 destinam-se à substituição de docentes já colocados que, por motivos de doença, gravidez de risco ou licença de parentalidade, não vão dar aulas por um determinado período de tempo.

"A estas, acrescem mais 55 relativas a novas colocações para horários incompletos até ao final do ano e 18 para horários completos, também até ao final do ano, que não foram preenchidas na primeira lista de colocações, porque as colocações obtidas na primeira lista não foram aceites", descreve a tutela.

A secretaria regional adianta que "na próxima semana, serão efetuadas novas colocações, consoante as necessidades reportadas pelas unidades orgânicas, nomeadamente da não aceitação da colocação obtida pela segunda lista, assim como as que visam substituições de docentes temporariamente ausentes das escolas".

Na terça-feira, o PSD/Açores disse estar preocupado com a "redução significativa" do número de professores colocados na região, salientando que "não é possível" promover o sucesso escolar reduzindo o número de docentes.

Segundo a número três da lista do partido candidata às próximas eleições regionais pelo círculo de São Miguel, Sofia Ribeiro, a "redução significativa da colocação de professores", seja em regime de afetação, seja de contratação, é umas das "grandes preocupações" dos sociais-democratas.

A antiga eurodeputada referiu que existe uma redução superior a 10% no número de docentes colocados na região e salientou que os Açores estão na "cauda do país e da Europa no que concerne aos rácios na educação".

Fechar Menu