Madeira

PS defende renegociação dos contratos com Vialitoral e Viaexpresso

None

O PS-Madeira defende uma renegociação entre o Governo Regional, a Vialitoral e a Viaexpresso, com vista a uma redução das verbas pagas anualmente a estas concessionárias e canalizar esta poupança para a retoma da economia madeirense.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, o presidente do PS-M afirmou que a situação económica e social na Região está a agravar-se e é necessário “medidas excepcionais” como “cortes nos gastos” e “um programa estratégico para aplicar os fundos europeus que a Região irá receber”.

Paulo Cafôfo adiantou que esta semana será debatido na Assembleia Legislativa um projecto de resolução para uma negociação entre o Governo Regional, a Vialitoral e ViaExpresso, com vista a uma redução no valor anual que é pago pelo Executivo a estas concessionárias para a manutenção e exploração da via rápida e da via expresso.

O líder do PS diz que o Orçamento Regional de 2020 contempla uma verba de 82 milhões de euros para a manutenção e a exploração destas vias, valor que é calculado consoante o volume de tráfego e as despesas de manutenção.

Uma vez que a pandemia obrigou ao confinamento e a menos tráfego nas estradas, Cafôfo entende que deve haver uma negociação para a redução desta verba anual.

O dirigente lembrou que o PS já apresentou esta proposta quando o vírus surgiu e que o presidente do Governo afirmou que iria proceder à renegociação. “Estamos no final do mês de setembro e nada foi feito”, constatou Paulo Cafôfo, vincando que a Madeira poderia estar a poupar “pelo menos 25 milhões de euros”, valor que podia ser alocado para a retoma da economia.

Fechar Menu