Coronavírus Mundo

Irão ultrapassa as 25 mil mortes provocadas pelo vírus

None

O Irão ultrapassou hoje as 25 mil mortes provocadas pela covid-19, depois de um aumento de casos durante o último mês, que faz com que as autoridades ponderem nova imposição de restrições.

A porta-voz do Ministério da Saúde, Sima Lari, informou que nas últimas 24 horas morreram 175 pessoas, o que elevou o número total de óbitos no Irão devido à pandemia para 25.015.

Desde quarta-feira, os contágios registados foram 3.521, um dos maiores números desde o início da pandemia, em Fevereiro, no país que atravessa nova vaga da doença.

Desde então, já foram infectadas 436.319 pessoas, das quais 367.729 recuperaram e 3.957 estão hospitalizadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O Presidente iraniano, Hasan Rohaní, culpou esse aumento de casos nas viagens feitas durante o Verão, deslocações desnecessárias nas cidades, multidões nos transportes públicos e o não cumprimento dos protocolos de saúde por parte dos cidadãos.

Por esta razão, apelou à imposição de sanções "àqueles que continuam a iludir os protocolos de saúde e que colocam em risco a sua saúde e da sociedade".

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a mais de 978 mil pessoas e infectou mais de 31,9 milhões em todo o mundo desde Dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fechar Menu