5 Sentidos

Parabéns "“a quem se atreve a fazer estas recolhas e a promover a criação artística”

None

A vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, marcou presença, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias, para o lançamento do disco de estreia do grupo musical Quarteto de Moritz intitulado 'Machitz – O Machete do Moritz'. A apresentação contou igualmente com a presença de Roberto Moritz, responsável pelo grupo e Rui Camacho, presidente da Associação Musical e Cultural  Xarabanda.

Madalena Nunes começou por dar os parabéns, “a quem se atreve a fazer estas recolhas e a promover a criação artística”, enaltecendo de seguida o trabalho da Associação Xarabanda que “demonstra bem, seja onde for, que muitas vezes só é possível sobreviver com o envolvimento da comunidade.

"O Xarabanda tem dado a possibilidade a tantos grupos de começarem e voarem com as suas próprias asas, difundindo um importante exercício de cidadania, que prende-se em não deixar o património esquecido, mas sim em trazê-lo de volta à nossa realidade para que possa ser apreciado por todos” Madalena Nunes, vereadora da CMF

O disco de estreia do Quarteto Moritz foi gravado entre Agosto e Dezembro de 2019 na Sede da Associação Xarabanda e surge da vontade de contribuir para a prática e valorização do braguinha, desafiando uma apetência pela criação de novas ideias musicais, com novas composições e visitando também a musica tradicional com arranjos próprios do grupo.

“Este trabalho foi possível graças à abertura que a Câmara Municipal do Funchal tem desde 2014 para com todas as associações e entidades da cidade, recebendo as suas propostas e financiando diversos projectos que consideramos de interesse municipal. Neste caso, o interesse acaba por ser regional e permitirá continuar a construir a nossa identidade” Madalena Nunes, vereadora da CMF

O Quarteto Moritz é composto por Lino Alves (piano), Mário Freitas (baixo), Roberto Moniz (violas) e Roberto Moritz (braguinha). No álbum participam dois cantores convidados, Celso Rodrigues e Anaisa Rodrigues e quatro instrumentistas, Rui Camacho, Pedro Temtem, Daniel Henriques e Norberto Cruz.  O alinhamento é composto por doze músicas, das quais nove são da autoria de Roberto Moritz, duas de outros autores (Carlos Paredes e M. J. Monteiro Cabral) e uma música tradicional madeirense.

Este projecto contou com o apoio de 1500€ da Câmara Municipal do Funchal através da Associação Musical e Cultural Xarabanda, no âmbito do Programa de Apoio Financeiro para o Desenvolvimento de Actividades de Interesse Municipal. O CD pode ser comprado na Sede da Associação Xarabanda e futuramente na loja FNAC, estando igualmente disponível para compra em formato digital através da plataforma bandcamp.com.

Fechar Menu