Artigos

Olá Johnny!

Para meu espanto, entre duas braçadas que acusavam o desgaste de 28,5 km, ele cumprimentou-me com um simpático “Olá Johnny”! Pouco depois, juntar-se-ia no cais da cidade, a um conjunto de bravos que haviam completado a travessia entre a Calheta e o Funchal a nado, num final de tarde sereno, esculpido propositadamente pelos elementos. Mais tarde, encontrá-los-ia na cerimónia de entrega de prémios, onde orgulhosamente mostravam as marcas daquelas horas passadas no mar, fosse da fricção dos fatos na pele que resultaram em feridas, ou das marcas dos óculos ainda visíveis na face, ou ainda das caricatas pinturas que o sol lhes deixou como recordação. Aquilo que ainda se podia vislumbrar no olhar, eram as marcas que só eles conhecerão intimamente. Talvez nem todos tivessem já se apercebido das mesmas, mas o tempo dar-lhes-á pistas e elas virão à tona da água.

Para nós, que nos limitamos a assistir, apenas podemos imaginar que estratagemas terão encontrado para superar o cansaço físico e psicológico. Apesar de ter escutado tantas vezes o reconhecimento da loucura em que se haviam metido, o certo é que os ensinamentos que tirarão, são preciosos e únicos.

O evento foi um sucesso! Não foi só pela organização, que foi inexcedível em todos os pormenores. Nem pela divulgação que teve. Nem sequer pelo tempo, que ajudou sobremaneira. Foi acima de tudo, porque este evento, foi pensado, realizado e teve a participação maciça de madeirenses. Sentiram que este era um evento seu, onde qualquer amante da natação podia participar. E a adesão foi prova disso. Mais vagas houvesse, mais pessoas teriam nadado.

Os eventos desportivos com maior sucesso na Região, aqueles que têm perdurado no tempo, são aqueles onde as gentes locais envolvem-se. Na organização, mas tão importante como isso, na participação. É uma lição que tiramos deste Madeira Island Ultra Swimming.

Aqueles nadadores fizeram algo de incrível. Do ponto de vista pessoal, terá sido um marco na sua vida. O que eventualmente não se darão conta, é de como os seus feitos, são inspiração para tantas outras pessoas. Motivam-nos a procurarmos desafios e competências para os ultrapassarmos. Mas também dão o mote a outras modalidades, para que procurem tirar partido do potencial que a Região tem para este género de eventos. No mar ou na serra, os nossos palcos de excelência, aqueles onde efectivamente fazemos diferença, são naturais e sempre estiveram lá. À nossa espera...

Fechar Menu