Madeira

"Normalidade possível”

Presidente da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia admite ser “quase impossível” garantir o distanciamento

None

“Correu dentro da normalidade possível”. Palavras de Fátima Teles, presidente do Conselho Executivo da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, referindo-se ao arranque do ano lectivo 2020/21.

Depois da habitual azáfama logo ao amanhecer à porta da escola, primeiro com a entrada, às 8 horas, dos 928 alunos matriculados no 3º Ciclo (7º, 8º e 9º anos), pouco depois, às 8h30, dos 546 alunos do 2º Ciclo (5º e 6º anos), Fátima Teles reconhecia ao DIÁRIO que controlar o distanciamento “é quase impossível. Penso que a situação vai normalizar, mas é complicado com miúdos, sobretudo os mais novos”, admitiu.

Para a principal responsável pelo órgão de gestão da escola os ajuntamentos de alunos, quer no portão de entrada, quer depois no pátio da escola – enquanto aguardavam a hora de entrada nas salas de aula – o incumprimento do distanciamento recomendado é próprio do “calor humano” associado às idades dos alunos, ao número elevado de estudantes e ao facto de hoje ter sido o primeiro dia aulas.

Mesmo tendo a escola “espaços grandes”, Fátima Teles lembra que “são muitos alunos e na verdade é o primeiro dia de aulas. Em especial para os alunos que já frequentaram a escola no ano lectivo transacto claro que se cumprimentaram à entrada e nós realmente não podemos evitar. Há determinadas coisas que é muito complicado”, admitiu.

Mesmo com os alertas dos funcionários “a pedir que eles se afastassem, mas não é fácil”, reconhece. Sobretudo entre os mais novos (2º Ciclo), por entender que os alunos de 3º Ciclo “já têm outra responsabilidade”. Por isso diz não ter notado que estes estivessem “tão aproximados uns dos outros”.

Outro aspecto a melhorar é o cumprimento das indicações na circulação, apesar de considerar que neste aspecto circularam “de uma forma mais ou menos ordeira. Claro que é a adaptação e a adaptação é sempre difícil. Penso que com o tempo vão amadurecer e vão perceber que têm de ter muito mais cuidado. Isso vais aos poucos, assim como nos adultos”, comparou.

Questionada sobre o facto de existirem turmas até 29 alunos e se estas cumpriam o devido distanciamento em sala de aula, a dirigente confirmou que “ (turmas) de 29 (alunos) temos uma ou outra” mas apressou-se a assegurar que mesmo nestes casos está “garantido o distanciamento” em sala de aula.

“O 5º ano está de acordo com a legislação – 23 alunos. Os outros anos de escolaridade tem mais alunos por turma, mas isso tem a ver com as três premissas que estão contempladas: Residência do aluno, ter irmãos na escola e o local de emprego do encarregado de educação”, esclareceu. Acresce a localização da ‘Horácio Bento de Gouveia’, em área de forte densidade populacional e junto ao principal hospital da Região. Aspectos determinantes para afirmar que “aqueles alunos que nós temos são ‘legítimos’. Nós não temos alunos que não são da nossa escola”, assegurou.

Fechar Menu