>
Madeira

NÓS, Cidadãos! questiona sobre 'Plano de Contingência' para o Aeroporto da Madeira

None
Foto DR

O partido NÓS, Cidadãos! tem vindo a questionar o Governo Regional, desde Março de 2018, sobre a existência e aplicação de um ‘Plano de Contingência’ para o Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, devido aos ventos fortes que se fazem sentir naquela zona, em vários períodos do ano, e a todos os constrangimentos causados por este recorrente fenómeno meteorológico.

Recordando que o país e a Região Autónoma da Madeira estiveram em Estado de Emergência desde o dia 19 de Março, por um período de 45 dias, passando depois a estado de calamidade Miguel Costa, deputado municipal do partido na Câmara do Funchal, diz que, agora que todos pretendem um regresso à “normalidade” possível, depois do Turismo ter parado por completo, “continuamos ainda sem um Plano de Contingência para o Aeroporto da Madeira que solucione ou mitigue” a situação vivida na Madeira.

Se no passado a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, vários operadores e hoteleiros regionais defenderam a necessidade urgente de um Plano de Contingência para o Aeroporto da Madeira, sob pena de alguns operadores turísticos e companhias aéreas passarem a preferir outros destinos, então, agora neste situação de luta contra a pandemia da Covid-19, e depois da operação ‘Madeira Safe to Discover’, promovida pela Associação de Promoção da Madeira (APM), e a atribuição da certificação, em termos de segurança, do selo ‘Clean and Safe’, o NÓS, Cidadãos! entende ser “ fulcral que o Governo Regional apresente um plano que responda, eficaz e eficientemente, à inoperacionalidade aeroportuária que retira confiança aos “players”, afasta lentamente os aviões da pista da Madeira e os turistas do nosso destino”.

Por isso, o partido questiona o Governo Regional, em particular o Presidente do Governo, Miguel Albuquerque, e o Secretário do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, sobre “se há ou não um “Plano de Contingência” para o Aeroporto da Madeira?”.

Miguel Costa vai mais longe e pergunta aos governantes, se este plano de contingência existe, “porque é que não foi accionado para os diversos voos divergidos e que regressaram à origem, na semana passada”. “Se este é um ‘problema cíclico’, o que é que o supracitado “Plano de Contingência” – alegadamente existente, de acordo com um membro do Governo Regional – prevê para estas sucessivas ocorrências?” e “o que é que já foi feito para que outros passareiros residentes na ilha da Madeira (e turistas, que muita falta fazem à Região), não tenham de regressar a Portugal continental, à Suíça, a Inglaterra, Alemanha ou qualquer outro país de onde partiram?”.

Miguel Costa quer saber quais as soluções que o Governo preparou no sentido de fazer face aos constrangimentos causados pelo vento no Aeroporto da Madeira, sobretudo nesta altura de Verão.

Fechar Menu