>
Boa Vida

Dê um 'mergulho' no verde da Laurissilva

Nesta 'Hora da Boa Vida' recomendamos um passeio pela floresta indígena madeirense com direito a 'banho'

None

Nada melhor do que sentir o frio das águas interiores da Madeira, num dia quente de Verão, para valorizar ainda mais as maravilhas que tem mesmo à sua beira e que em nada são inferiores a tudo o que encontra nos grandes destinos de férias tropicais. Experimente... de certeza que vai querer repetir.

Muitas podiam ser as sugestões para um verdadeiro 'mergulho' na floresta Laurissilva, considerada por alguns uma 'floresta relíquia', mas estamos certos de que uma ida à Lagoa do Vento, passando pelo emblemático Rabaçal, vai ser uma experiência inesquecível. E depois desta descoberta, há tantas outras que não vai querer perder.

Num destes dias quentes de Julho, planeie uma ida ao Rabaçal. Saia de casa bem cedo, tome a direcção do Paul da Serra. Não se esqueça de uma roupa e calçado confortáveis, prepare uma deliciosa merenda, meta na bolsa o protector solar e o fato de banho e deixe que a natureza o surpreenda.

A sugestão de hoje junta um passeio a pé a um mergulho. Depois só tem de somar a esta mistura fantástica uma paisagem arrebatadora, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, motivos mais do que suficientes para qualquer esforço suplementar ser compensado com um revigorante lanche na Casa de Abrigo do Rabaçal, que, entretanto, reabre este fim-de-semana.

Tem pelo menos duas formas de chegar à Lagoa do Vento, uma bacia pluvial formada pelas águas que se precipitam do alto da escarpa provenientes da Ribeira Lajeado, e que precede à muito conhecida aguagem do Risco. Siga, por exemplo, as indicações do PR 6.3, um dos trilhos recomendados pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. 

Toda a zona envolvente é deveras surpreendente, sobretudo para aqueles que não estão habituados a caminhar pela floresta. A azáfama dos tentilhões, mal presentem um ser humano, contrasta com a tranquilidade que cada recanto proporciona. Não tenha pressas e desfrute de cada momento. Deixe-se encantar pela variedade de espécies da nossa flora, muitas delas únicas no Mundo. 

Estamos certos de que vai encontrar motivos de sobra para passar um dia muito agradável. E afinal de contas, faz cada vez mais sentido aproveitar todo o potencial que a Madeira tem para si!

Fechar Menu