>
Mundo

Unicef entrega equipamento médico a Timor-Leste para combate à doença

Foto EPA
Foto EPA

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entregou hoje ao Governo timorense um conjunto de equipamento médico, incluindo camas, para reforço das condições do sistema de saúde na resposta à pandemia de covid-19, informou a organização.

O material médico, que vai em parte ser usado para reforço das condições dos locais de isolamento, foi hoje entregue pela representante da Unicef em Timor-Leste, Valérie Taton, à directora geral dos Serviços de Saúde, Odete Viegas.

“Este equipamento e material médico faz parte dos esforços de preparação e resposta, garantindo que as crianças e as suas famílias recebem os cuidados especializados que merecem, caso sejam afectados pelo coronavírus”, disse Taton, na cerimónia de entrega.

O material inclui 28 camas médicas, quatro macas, 12 armários, carros de medicamentos, cadeiras de rodas, lençóis, mantas e almofadas e ainda termómetros infravermelhos, equipamento para lavagem das mãos e equipamento de comunicação.

A Unicef já tinha, anteriormente, oferecido dois contentores equipados com ar-condicionado, e instalações de água e saneamento para locais de quarentena e atendimento a doentes, bem como material de divulgação sobre a covid-19.

Odete Viegas saudou o apoio internacional que tem sido dado a Timor-Leste no combate à covid-19, referindo que o material vai ajudar a melhorar as condições nos locais relacionados com o combate à pandemia.

Timor-Leste registou até ao momento 22 casos confirmados de covid-19, entre eles um recuperado.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 164 mil mortos e infectou mais de 2,3 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 525 mil doentes foram considerados curados.

Fechar Menu