>
Coronavírus Mundo

Espanha descarta para já aumento das medidas de isolamento

“Vão ser dias complicados”, enfatizou, “porque veremos um aumento de casos” até que seja alcançado o pico da pandemia e “consigamos dobrar a curva”, disse o ministro da Saúde espanhol

EPA/JJ GUILLEN
EPA/JJ GUILLEN

O ministro da Saúde espanhol descartou hoje intensificar as medidas de protecção contra a covid-19 já adoptadas, que considerou das mais duras da Europa e do mundo, e assegurou que, “se forem cumpridas, ajudarão a derrotar o vírus”.

Em conferência de imprensa conjunta em Madrid com o ministro da Ciência Pedro Duque, e ao ser questionado sobre a possibilidade de ser decretado um “confinamento total” da população nas regiões mais afectadas pela pandemia da covid-19, casos de Madrid e a Catalunha, ministro da Saúde de Espanha, Salvador Illa, rejeitou de momento essa hipótese.

“Cumprindo estas medidas pensamos que estamos em condições de vencer o vírus”, insistiu, apesar de assinalar que “naturalmente estudaremos todas as medidas e sugestões que nos cheguem e, se em algum momento pensarmos serem necessárias, iremos adoptá-las”.

Illa recordou que as medidas do estado de emergência estão em vigor durante 14 dias, sublinhou que no sábado cumprem parte do período, mas advertiu que “a segunda parte é difícil e é dura”.

“Vão ser dias complicados”, enfatizou, “porque veremos um aumento de casos” até que seja alcançado o pico da pandemia e “consigamos dobrar a curva”.

O ministro também se referiu ao decreto ministerial sobre as medidas que se devem adoptar nos lares de idosos, que considerou um “foco de atenção prioritária, porque as pessoas mais velhas que estão nesses locais são um colectivo frágil”.

Após recordar que a ordem decreta “o encerramento dos que seja possível encerrar”, e o isolamento das pessoas contagiadas, Salvador Illa apelou ao pessoal que trabalha nos lares de idosos que “sigam à letra todas as indicações” e que reforcem todas as medidas de precaução e reduzam ao máximo os seus contactos sociais.

Fechar Menu