Madeira

Consulado da República Checa na Madeira já foi inaugurado

None Ver Galeria

O Consulado da República Checa na Madeira acaba de ser inaugurado na sede da Rota dos Cetáceos, no Centro Comercial Marina Shopping, empresa que pertence ao novo cônsul honorário, Pedro Mendes Gomes. A cerimónia contou com a presença  do embaixador da República Checa em Portugal, Petr Šelepa e com o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Ao DIÁRIO, que assistiu ao momento, Pedro Mendes Gomes mostrou-se confiante: " É óptimo, tanto para a Região como para a República Checa, ter aqui uma aliança entre ambas as partes". O empresário ligado às actividades marítimo-turísticas acredita que a representação incentivará ao investimento checo na Região e vice-versa: "Neste momento os turistas da República Checa já estão a investir na Madeira.  Agora, com a abertura do consulado, vão ter mais segurança e terão mais apoio. Acho que a Madeira como destino seguro, neste momento, também será benéfico para essas pessoas que cá vêm. Vamos estar cá a colaborar para essas pessoas e também seremos intermediários, ajudando com o que seja preciso para as pessoas irem para a República Checa". O novo cônsul honorário está empenhado e feliz: "Faz todo o sentido ter cá um consulado e sinto-me honrado por ter sido escolhido. Tudo farei para que possa ajudar essas pessoas", garantiu Pedro Mendes Gomes. 

Já o embaixador da República Checa em Portugal, Petr Šelepa, disse ao DIÁRIO que Pedro Mendes Gomes foi nomeado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Checa: "Desde a minha chegada como embaixador da República Checa em Lisboa, há dois anos e meio, o meu objectivo foi  encontrar uma pessoa que pudesse representar a República Checa aqui na Região. Devido ao crescimento do turismo da República Checa para a Madeira, nos últimos anos, é óbvio, tinhamos de ter aqui um representante. Ajudará muito turistas que precisem de serviços consulares".

Petr Šelepa acredita também que o novo espaço "vai ajudar ao estreitamento das relações económicas entre os nossos dois países, entre a Região Autónoma da Madeira e a República Checa", e que existir uma representação consular na Madeira pode constituir um factor muito importante nas escolha dos destinos para as agências de viagens: "A Região Autónoma pode ainda ficar mais atractiva. É um sentimento de confiança quando os turistas, clientes de agências de viagens procuram um destino para passar férias e acho que o facto existir uma ponto de contacto, uma representação consular, pode ajudar às pessoas. É um sentimento de confiança quando os turistas, clientes de agências de viagens procuram um destino para passar férias e acho que o facto existir uma ponto de contacto, uma representação consular, pode ajudar às pessoas. E pode ser muito importante para a escolha do destino para férias", acredita.

Petr Šelepa lembrou ainda a fase pandémica que o mundo atravessa e sublinhou que abertura do consulado já foi agendada para a Primavera, devido ao encerramento das fronteiras, incluindo na República Checa. E apontou: "A pandemia infelizmente não acabou, mas temos mais conhecimento e mais confiança nos nossos sistemas de saúde. A abertura do consulado é também a nossa contribuição para o sentimento de normalidade e necessidade de regressar à normalidade, claro que com todas as restrições, medidas e cuidados necessários. Ninguém quer que a vida pare de novo e queremos mostrar que podemos continuar e podemos ficar em contacto", rematou.

Jorge Carvalho também se regozijou: "É um momento com grande significado e é com grande satisfação que nos associamos a este momento. Termos mais uma representação consular na Região é muito significativo para nós, para a Região e para o Governo Regional". Isto porque a Região passa a ter "um interlocutor directo", uma vez que "é uma representação de um país que vem facilitar também as ligações do ponto de vista turístico  - que já tínhamos uma comunidade significativa -  e que vem proporcionar também esse apoio. Mas também do ponto de vista da educação: temos muitos alunos que procuram a República Checa para concretizar os seus estudos particularmente de nível superior e o  consulado apresenta-se sempre como mais um ponto de apoio para facilitar essas relações".

O secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia destacou ainda o ponto de vista institucional, considerando esta  proximidade "importante porque vem abrir um conjunto de outras possibilidades em diferentes áreas da sociedade, dos pontos de vista económico, cultural e educacional". 

A cerimónia prossegue agora com um cocktail no Savoy Palace.

Fechar Menu