Madeira

Projecto da OCM aproximar jovens da música clássica

O programa é financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade

None

O Corpo Europeu de Solidariedade vai apoiar com mais de 7 mil euros o projecto didáctico da Orquestra Clássica da Madeira (OCM) ‘Descobrir o Gosto pela Música Clássica’. Os 7.644 euros destinam-se a financiar o acolhimento de seis jovens voluntários da Madeira, entre os 18 e os 22 anos de idade. O programa começou com o início da temporada e termina a 31 de Agosto.

Este programa europeu foi criado para proporcionar aos jovens oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projectos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa. Já o ‘Descobrir o Gosto pela Música Clássica’ pretende estimular a sensibilidade musical dos participantes por forma a adquirirem hábitos culturais, através do fornecimento de um conjunto de conhecimentos e de experiências”.

Os participantes vão ficar a conhecer melhor os diferentes períodos da música desde a clássica até os nossos dias, os compositores mais relevantes, os instrumentos e a organização de uma orquestra, assim como ficar por dentro de como se preparar um concerto. Terão ainda oportunidade de adquirir “hábitos sociais e culturais adequados ao saber estar num concerto”.

Este projecto da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA), que gere a OCM, nasceu da consciência de que “a esmagadora maioria” dos jovens não se identifica com a música erudita, a música clássica, “por causa da imagem ou do conceito que eles têm sobre ela”, acredita a direcção da ANSA. Acreditam que têm uma imagem de “um tipo de música culta, séria, que à partida não envolve a participação do ouvinte (ao contrário do que acontece nos concertos de música popular, comercial), direccionada para aqueles que possuem uma sensibilidade criativa superior, longe do alcance da compreensão da maioria das pessoas. Esta visão da música erudita faz com que os jovens a vejam como algo hermético, elitista, distante e até enfadonho e específico de um grupo distante dos seus interesses, nomeadamente os de elevada posição financeira e intelectual e os de maior idade.”

Mudar esta forma de ver, passa por trazer os jovens para o seio do trabalho da Orquestra. Os seis voluntários vão participar em concertos e em quatro workshops. Depois, cada um terá oportunidade de convidar outros três jovens para assistir a um concerto e convidar três intuições que apoiem pessoas com menos oportunidades.

Acredita ainda a ANSA que a experiência na OCM vai contribuir para promover nos jovens valores como o compromisso e co-responsabilidade, a tolerância, o respeito, a solidariedade, a par de uma maior consciência social.

Fechar Menu