Madeira

RAM terá projecto pioneiro de Saúde Mental

None

Amanhã, dia 9 de Outubro, pelas 12 horas, a Fundação S. João de Deus – que trabalha lado a lado com a Casa de Saúde de S. João de Deus, no Funchal – terá uma sessão de abertura do projecto 'Academia da memória', na Casa do Povo da Camacha (parceira deste projecto).

A cerimónia será presidida pelo secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos.

De realçar que o projecto 'Academia da Memória' foi agraciado pelo BPI e pela Fundação 'La caixa', ao abrigo dos prémios BPI RURAL, e pretende desenvolver um trabalho pioneiro de apoio à Saúde Mental na comunidade.

Concretamente, pretende: "implementar a prática da actividade cognitiva em espaços de convívio, incentivando a actividade sénior"; "efectuar a avaliação multidimensional a nível mental e social das pessoas mais idosas"; "preservar o desempenho das funções cognitivas dos idosos"; "prevenir situações de demência"; "conservar a realização das actividades de vida diária das pessoas mais velhas", "combater o sedentarismo" e dar "apoio especializado aos cuidadores".

O programa tem a duração prevista de 1 ano e conta acompanhar e prestar apoio a cerca de 120 pessoas.

O valor atribuído para a implementação do projeto foi de 39.520 euros.

SOBRE A FUNDAÇÃO S. JOÃO DE DEUS

A Fundação S. João de Deus existe desde 2006, tendo estatuto de ONG, ONGD, IPSS e estatuto de utilidade. Actua em situações de pessoas em estado de vulnerabilidade, tendo um forte historial de acção na área da saúde mental em Portugal, e um vasto repertório de projectos nos países em desenvolvimento ou em situação de crise.

Fechar Menu