Madeira

JPP apresenta voto de pesar pela morte de João José Abreu de Sousa

O historiador e professor madeirense faleceu a 17 de Setembro

None

O JPP apresentou no Parlamento madeirense um voto de pesar pelo falecimento do historiador e professor madeirense João José Abreu de Sousa, ocorrida a 17 de Setembro.

Elvio Sousa, presidente do Grupo Parlamentar do JPP, recorda o importante contributo para a historiografia madeirense daquele que era considerado o decano dos historiadores locais.

Natural da freguesia de São Pedro, concelho do Funchal, deixa uma importante obra, amplamente reconhecida pelos historiadores locais e nacionais. Abordou o tema do Porto do Funchal, através do livro ‘O movimento do porto do Funchal e a conjuntura da Madeira de 1727 a 1820: alguns aspetos. (Funchal 1989)’ e debruçou-se sobre temas diversos, como a história rural da Madeira, nomeadamente os aspectos ligados à colonia; os capitães do Porto Santo; o Convento de Santa Clara; a história da freguesia que o viu nascer, São Pedro e ainda a doçaria madeirense com uma investigação acerca do bolo de mel madeirense que qualificou como o “ex-libris da doçaria madeirense”.

Em 1999 e tendo já percorrido um longo e profícuo “caminho” na investigação histórica madeirense, submeteu a sua dissertação de mestrado em História na Universidade da Madeira, sob o tema ‘A Revolução Liberal na Madeira’ que 2fica para a História da instituição de ensino superior da Região como a primeira prova de mestrado ali realizada”, adianta Elvio Sousa, apresentando “profundas condolências” à família enlutada e a todos os amigos e pessoas que com ele conviveram.

Fechar Menu