Madeira

AFARAM promove ciclo de formações, conferências e actividades no Porto Santo

Iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A AFARAM – Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira promove, de 9 a 16 de Outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, um ciclo de formações, conferências e actividades no Porto Santo, com o tema 'Saúde Mental em Foco - Oito dias de Reflexão'.

A AFARAM dará início a este ciclo de actividades com a apresentação de uma exposição fotográfica, vídeos sobre a doença mental e curta-metragem (trabalho desenvolvido pelos utentes da AFARAM), na sala de exposições do edifico da Assembleia Municipal e sala anexa, estando posteriromente abertos à comunidade.

Neste conjunto de actividades da AFARAM, haverá ainda lugar para a entrega de 'flyers' informativos e panfletos, bem como espaço para colocação de questões no 'Quiosque Informa-te'.

À semelhança das formações já promovidas pela AFARAM em Junho e Julho últimos, para técnicos e comunidade em geral, será promovida uma formação qualificada, no âmbito da prevenção primária na saúde mental para a comunidade docente e não docente das escolas do concelho.

Relativamente às conferências destinadas à comunidade civil e comunidade em geral, acontece, no dia 16 de Outubro, no Centro de Congressos do Porto Santo, a iniciativa, intitulada 'Ágora de Ideias', que terá a participação de entidades oficiais da ilha e a presença do psiquiatra Daniel Neto. 

Na ocasião, AFARAM irá presentear os convidados com o lançamento da linha telefónica no âmbito do projecto alcançado em 2020 'Gabinete de Apoio à Saúde Mental' da Caixa Geral de Depósitos – 'Prémio Caixa Social'.

No culminar deste ciclo de formações, haverá lugar para um 'Passeio pela Saúde Mental', com a colaboração/participação do clube de motards. A AFARAM pretende com esta iniciativa promover o trabalho desenvolvido pela associação e ainda assim promover uma reflexão sobre saúde mental na comunidade porto-santense.

Fechar Menu