5 Sentidos

Funchal empenhado no combate às desigualdades de género

None

Foram hoje inauguradas as duas exposições 'Na lente, o alento para a Igualdade' e 'Caminhando para a Igualdade', no Átrio dos Paços do Concelho.

A abertura das exposições contou também com a presença da Vereadora com o pelouro da Igualdade na Câmara Municipal do Funchal, Madalena Nunes, e da Conselheira Municipal para a Igualdade, Guida Vieira. A iniciativa insere-se na 6.ª edição da Semana Municipal da Igualdade de Género, que decorre até dia 24 de Outubro.

Estamos a dias de lançar o Plano Municipal para a Igualdade 2018-2021, que foi criado em consonância com a nova legislação para a igualdade e alinhado com a nova estratégia nacional para a temática. Orgulha-nos confirmar que estes novos eixos vão de encontro ao trabalho que já temos vindo a desenvolver e que privilegiam questões como a identidade de género, da pobreza e da exclusão social. Este novo Plano evidencia o nosso trabalho através da educação, do desenvolvimento pessoal e da cultura como meios de sensibilização para a igualdade ou para as desigualdades Madalena Nunes

As comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, assinalado no dia 24 de Outubro, tiveram início na passada quinta-feira e estendem-se até ao próximo sábado onde serão entregues o 'Prémio Municipal Maria Aurora' e o prémio do concurso de vídeo 'Caminhando para a Igualdade'. Na quarta-feira, dia 21, terá lugar no Salão Nobre do Município a tertúlia 'Igualdade na velhice?' e no dia 22 de Outubro será apresentado o 'Roteiro Mulheres do Funchal”'.

Do programa de actividades consta ainda a apresentação da 'Agenda Feminista da UMAR'. De forma complementar, a autarquia vai promover, ao longo de toda a semana, na Ludoteca do Parque de Santa Catarina, a iniciativa 'Caminhando para a Igualdade', destinada aos mais jovens, e que visa promover e a reflexão para a temática através de jogos lúdico-pedagógicos, oficinas de trabalho e sessões de debate.

O Município do Funchal desenvolveu, desde 2014, um total de 91 açcões, envolvendo um universo de mais de 22 mil participantes. Foram ainda produzidos mais de uma dezena de materiais de apoio na sensibilização da temática em torno da Igualdade, inclusão e não-discriminação.

Fechar Menu