Madeira

NÓS, Cidadãos! questiona secretaria da Educação sobre tablets escolares

None

O NÓS, Cidadãos! alerta para o facto de os alunos e professores continuarem à espera do cumprimento de algumas promessas feitas pelo Governo Regional, nomeadamente a distribuição de duas máscaras por toda a comunidade escolar e a entrega de tablets, com respectivos manuais escolares digitais, aos alunos que frequentam o 2.º ciclo (5.º e 6.º anos de escolaridade).

Miguel Costa, deputado municipal na CMF e membro da Comissão Política Nacional do NÓS, Cidadãos!”, diz que há milhares de alunos a “tentar aprender sem o apoio de qualquer manual escolar”, tendo apenas o que registam no caderno diário durante as aulas.

Nesta situação estão também, segundo o deputado, vários alunos com necessidades educativas especiais, que estão privados de qualquer acesso, dentro ou fora da sala de aula, para ctividades de leitura, exercícios práticos de consolidação de conhecimentos e/ou até mesmo o simples auxílio no estudo que os manuais naturalmente possibilitam.

Para o NÓS, Cidadãos! a intenção de entregar 2200 tablets com as capas é “benévola”, mas ainda não se materializou. Por isso, ficam algumas questões que o partido gostaria de ver esclarecidas:

“1. Quem é o verdadeiro responsável por todo este atraso – e mau planeamento – na entrega dos tabletes (e manuais escolares digitais) aos alunos do 5º ano?

2. Por que razão não foi iniciado, com o devido tempo de antecedência, todo o procedimento de aquisição do material necessário para as aprendizagens dos alunos?

3. O que está a ser feito (ou vai ser) de forma a não afetar/prejudicar o processo de ensino-aprendizagem daqueles alunos que ainda não têm qualquer suporte material para estudar para os testes de avaliação que se aproximam?

4. Por último, para quando a entrega real de todos os equipamentos informáticos aos seus respetivos destinatários?”

Fechar Menu