Madeira

Porto Santo recebe diversos investigadores do mar

None

O novo projecto MARE@PORTOSANTO, que começou na passada segunda-feira, levou à ilha dourada diversos investigadores sobre várias áreas no domínio do mar e não só.

Natacha Nogueira, bióloga e investigadora, tem um projeto que está integrado no 'Implamac', que consiste em fazer mostras de plásticos, microplásticos e macroplásticos na praia do Porto Santo.

Há sempre plásticos e microplásticos no mar 

A investigadora adiantou ao DIÁRIO que "há sempre plásticos e microplásticos", mas poderia estar melhor.

"Já vimos praias, por exemplo em Canarias, que têm problemas muito mais dramáticos do que nós”, disse.

“É evidente que é sempre bom ter consciência que os microplásticos não advém somente de origem terrestre da ilha dourada, mas também do trabalho de identificação e caracterização dos plásticos”, acrescentou.

Natacha Nogueira disse ainda que é, “preciso perceber junto com oceanografia qual a origem destes microplásticos na ilha do Porto Santo”.

Quatro Palestras na escola secundariam  

Durante esta semana a organização ira fazer várias palestras na Escola Secundária do Porto Santo, “ que é uma das escolas azuis”, disse Mafalda Freitas, directora regional do mar. 

“Vamos realizar quatro palestras na escola secundária, uma sobre ROVES e outras tecnologias de investigação no mar, nomeadamente os submarinos e esperemos que cheguem esta semana ao Porto Santo. Teremos outra palestra sobre investigação do mar da Madeira, a terceira palestra é sobre do mar ao prato e a ultima será realizada na sexta-feira por mim, que abordará o Porto Santo debaixo de água para assim mostrar as belezas que existem neste mar”, referiu.

Ministro e secretário regional do mar vão se juntar á expedição no fim-de-semana 

De salientar que o Ministro do Mar e o secretário regional do Mar vão participar nesta expedição no sábado, com mergulhos nas águas porto-santenses. No entanto na sexta-feira vão participar numa conferência, que irá decorrer no Hotel Vila Baleira.

Fechar Menu