Coronavírus Mundo

Covid-19 a bordo do 'Mein Schiff 6' foi falso alarme

Novos testes realizados a 12 tripulantes, que já estavam em quarentena a bordo, resultaram negativo

Foto DR
Foto DR

A notícia caiu que nem uma bomba há três dias. O 'Mein Schiff 6', navio de cruzeiros da companhia Tui Cruises, que é das poucas que já operam após largos meses de paragem por causa da pandemia de Covid-19, estava com casos positivos a bordo, mais precisamente 12 dos seus 666 tripulantes num cruzeiro pelo Mediterrâneo com 922 passageiros.

Ontem chegou a confirmação mais esperada/desejada, após segundo teste realizado aos elementos que já estavam isolados numa zona a bordo especialmente criada para o efeito. Os 12 membros da tripulação não estão infectados com o novo coronavírus, pelo que a operação que cruza os mares gregos e escala alguns portos icónicos do Mar Mediterrâneo, pode continuar sem qualquer constrangimento.

O plano de contingência foi prontamente colocado em prática, mesmo porque antes de voltar a embarcar passageiros e tripulantes todos tinham sido testados duas vezes, além de uma imensa nova regulamentação (higiene pessoal e de equipamentos e espaços, protecção individual e distanciamento social) para cumprir com os tempos que se vivem e que levaram toda uma actividade a 'estacionar' os seus navios um pouco por todo o mundo.

A maioria das companhias ainda aguarda por melhores 'ventos' e sobretudo pela reabertura dos portos onde habitualmente operam, como é o caso dos Estados Unidos da América.

Este é, aliás, o primeiro cruzeiro nas ilhas gregas após o longo período de confinamento e a notícia de que haveria casos de covid-19 a bordo logo fez soar os alarmes. Mas afinal eram falsos, o que é uma boa notícia não só para a companhia mas para toda a indústria.

Num comunicado, a companhia de cruzeiros explicou: “Após um falso alarme causado por um relatório de 12 resultados de testes positivos na tripulação por um laboratório baseado em terra, três testes adicionais, incluindo dois testes de PCR e um teste de antígeno, confirmaram os resultados: não há casos de Covid-19 a bordo do 'Mein Schiff 6'. Isto foi confirmado pelas autoridades gregas esta tarde (29 de Setembro).”

Segundo Wybcke Meier, executivo-chefe da empresa, citado pela imprensa da especialidade, "a segurança dos hóspedes, da tripulação, mas também da população grega, é a principal prioridade da TUI Cruises", aproveitando para "agradecer a todas as autoridades responsáveis ​​pela sua boa e profissional cooperação em relação aos resultados dos testes pouco claros a bordo do 'Mein Schiff 6' e estou satisfeito que a viagem possa ser continuada para todos os hóspedes, com excursões em terra no Pireu”, frisou.

Após os tripulantes darem resultado positivo e defenderem a decisão de continuar navegando, um porta-voz da linha disse que “não há motivo para os passageiros e a tripulação se preocuparem” e há “extensas medidas de higiene e regras de distância a bordo”.

Fechar Menu