Artigos

100 dias de nada

Quando o primeiro governo de coligação da História da Madeira tomou posse, enchi-me de esperança. Pensei que começaria uma nova era e que esta nova experiência democrática traria novo folgo à Região. Não sei se me enganei, ainda é cedo, mas até agora foram 100 dias de nada!

Foram mais de 3 meses com tudo por fazer, à espera de um orçamento que só agora será aprovado. Para nós estudantes Madeirenses no Continente, a prometida alteração ao subsídio de mobilidade ficou na gaveta. Será mais um ano a ver a família pela internet. Entretanto, não se perdeu tempo para arranjar tacho à malta da cor da coligação (nem em tempos antigos, o descaramento foi tão profundo).

A necessidade de contentar tudo e todos foi tão grande que se dividiram serviços e direcções, multiplicou-se secretarias, transferiu-se de um lugar para outro, dispensou-se quem não fazia parte do rol e deu-se o dito por não dito a decisões já tomadas.

Para quem vê de fora, fica o sentimento de uma certa frustração pela inércia governativa. Aquela esperança inicial começa novamente a desaparecer. Apesar do cenário, quero acreditar que ainda é cedo e que a “coisa” vai arrancar para bem de todos nós.