Turismo

71% dos portugueses preferem passar férias nas praias portuguesas

Como o calor chama praia, este verão, 7 em cada 10 portugueses vão passar as suas férias nas praias portuguesas. O Observador Cetelem Férias 2019 inquiriu os portugueses sobre os seus destinos preferidos nesta época do ano e a grande maioria (71%) aponta Portugal como o destino favorito para gozar as férias.

Na hora de escolher o destino de férias, o Observador Cetelem apurou que o principal critério que influencia a escolha do destino é o clima, referido por 57% dos portugueses. Além de prezarem o bom tempo, o custo do destino revelou também ser um importante critério de escolha (49%), seguido das promoções (28%).

A escolha do destino e a paisagem preferida dos portugueses para esta altura é a praia (71%); seguida da cidade (29%); campo (24%) e montanha (7%). Mas o ideal é que o destino seja em território nacional, pelo menos é o que afirmam 71% dos portugueses, que parecem preferir passar férias dentro do país. Já 28% dos inquiridos escolhem gozar as férias no estrangeiro e 2% referem conjugar os dois.

A praia parece ser também o destino preferidos dos viajantes mais jovens - entre os 25 e os 34 anos (80%). Já o campo é a escolha para 40% dos inquiridos com mais de 55 anos, que tendem a procurar um destino de descanso mais calmo. Os inquiridos da região Sul do país são os que mais indicam a cidade como destino de férias preferido (39%).

Férias: em Portugal ou no estrangeiro?

No seguimento da preferência dos portugueses pela praia, a região sul de Portugal surge, sem grandes surpresas, como o destino preferencial dos portugueses: o distrito de Faro lidera a lista (43%); seguindo-se Beja (10%) e Lisboa (7%).

Para os portugueses que preferem passar as férias além-fronteiras, os destinos europeus são a escolha de 67% dos inquiridos, com uma clara preferência pelo país vizinho: 35% dos participantes no estudo indicam Espanha como destino de férias de verão. Seguem-se a Grécia (10%), a Inglaterra e o Brasil (ambos com 9%).