Madeira

Fernão de Ornelas para eventos culturais

Presidente da Câmara garante: “Não haverá de todo um abuso na ocupação do espaço público por esplanadas”

A imagem de homenagem a Fernão de Ornelas.   Foro Hélder Santos/Aspress
A imagem de homenagem a Fernão de Ornelas. Foro Hélder Santos/Aspress

O presidente da Câmara Municipal do Funchal garante que a expansão de esplanadas na agora requalificada Rua Fernão de Ornelas será sempre feita de uma forma controlada e que apesar de haver mais espaço livre este não será indevidamente ocupado por quem tem negócios nesta artéria. Paulo Cafôfo revela ainda que a rua agora encerrada ao trânsito na maior parte da sua extensão será palco para a realização de eventos culturais, à semelhança do que acontece com a placa central da Avenida Arriaga.

“Aqui não haverá de todo um abuso na ocupação do espaço público por esplanadas, teremos um cuidado muito rigoroso, disciplinador até, na ocupação das esplanadas”, garantiu o autarca. O presidente acredita que é possível conciliar a parte de esplanadas com a parte de fruição, e assumiu que pretende que o espaço agora livre se transforme num palco cultural. “Queremos realizar aqui diversos eventos e as esplanadas não podem ser impeditivas desses mesmos eventos”. “Eu até penso que há eventos que ocorrem, que é solicitada a ocupação da própria Placa Central, que possam vir aqui a ser realizados.”

Bancos vão ser ali instalados em cantaria e as esplanadas vão ficar intercaladas com este mobiliário urbano, avançou.

O melhor presidente da Câmara do Funchal de sempre, foi como Paulo Cafôfo se referiu a Fernão de Ornelas esta manhã na inauguração das obras e descerramento de um busto em homenagem ao ex-presidente, um visionário que não reuniu consenso na altura e que hoje tem o trabalho reconhecido pela população em geral. Na cerimónia oficial participou o neto. André Ornelas Gonçalves disse crer que o avô teria muito orgulho na Madeira e no Funchal de hoje.