Boa Vida Patrocinado

Friday Calling - Bandas Revelação

A partir das 22h00 desta sexta-feira, dia 26, os The Whyte Blues Band animarão o terraço da Praça do Mar com muita música e boa disposição

None Ver Galeria

É já esta sexta-feira, dia 26 de Abril, que abrem as portas do principal palco revelação na Madeira. A partir das 22h00, os The Whyte Blues Band animarão o terraço da Praça do Mar com muita música e boa disposição. O espaço é aberto a todos e os preços convidativos.

O Whyte Blues Band só se reuniu há algumas semanas e já montou um conjunto inspirador com alguns dos mais icónicos clássicos do Blues.

Perguntámos ao vocalista e guitarrista David Whyte como a banda se uniu. “Foi uma sorte! Estou a morar na Madeira há alguns meses e precisava de uma guitarra para me divertir. Eu fui ao Facebook Marketplace para encontrar uma e acabei com uma banda totalmente nova! O vendedor da guitarra marcou uma reunião e convidou-me para formar uma nova banda de blues e o resto é história”, contou.

Whyte tem tocado em eventos de rock desde a sua adolescência, que passou no Canadá, na América e no Reino Unido. Ele escreveu músicas e tocou com o escocês Billy MacKenzie, que teve sucesso por terras de Sua Majestade e também co-fundou a banda de rock Cajun, Boogalusa.

O guitarrista Jukka Mäkinen é outro migrante na Madeira. Mäkinen passou 15 anos em turnê com bandas de blues e rock finlandesas e tem um profundo amor por este género musical. “O blues é muito emocional”, disse. “Às vezes é popular, às vezes nem tanto, mas sempre haverá pessoas que apreciam e gostam de tocá-lo”, salientou.

Énia Caires é o mais recente reforço da banda, oferecendo apoio e alguns vocais principais. “Estou muito animada com este projecto”, disse Énia. “Estes músicos têm muita experiência e ‘sentem’ a essência deste tipo música”, sublinhou. Énia começou a cantar aos 11 anos num coral. Na faculdade, juntou-se a um grupo musical feminino e começou a cantar Fado. Desde 2011 tem sido uma das cantoras dos ‘De Passagem’ e agora estuda jazz no Conservatório da Escola das Artes.

Bassman, Edgar Mendes é de Caracas, Venezuela, e toca baixo desde os 12 anos. “Eu comecei a tocar num grupo da igreja e com amigos. Em 2006, mudei-me para Portugal e comecei a fazer shows e também toquei nos ‘De Passagem’. Neste momento estou a estudar jazz no Conservatório”, referiu.

Leonardo Pinto está na bateria, toca desde os 7 anos de idade e agora ensina bateria na GIG Escola de Artes. Leo tocou em orquestra até os 20 anos de idade e ainda está activo em vários projectos musicais na ilha.

Por tudo isto, que estás à espera? Junta a tua malta, os teus amigos e anda conhecer o que a Madeira tem de bom!

Friday Calling... If you rock we rock!