Madeira

Parlamento Europeu debate situação em Moçambique

Cláudia Monteiro de Aguiar e Paulo Rangel pedem debate de urgência em Estrasburgo

None

Numa missiva enviada ao Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, os deputados Cláudia Monteiro de Aguiar e Paulo Rangel do PSD pediram que a situação humanitária que se vive em Moçambique seja tema de debate na próxima sessão Plenária, dia 16 de Abril. A Alta Representante da União para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, é chamada ao Parlamento Europeu para prestar declarações sobre o apoio à reconstrução e o que ainda tem que ser feito após a passagem do ciclone idai por Moçambique, Zimbabué e Maláui.

Para Cláudia Monteiro de Aguiar este tema é para Portugal “prioritário numa altura que a reconstrução das zonas mais afectadas de Moçambique é crucial. A União Europeia deve estar na linha da frente do apoio internacional a este país Africano. Um País irmão de Portugal a quem temos o dever de apoiar em momentos de calamidade.”

A Comissão Europeia accionou o mecanismo de Protecção Civil da União, com o envio de uma equipa para assegurar a coordenação logística e a distribuição da ajuda prestada pelos Estados-Membros, mas segundo a Eurodeputada é preciso saber “ se o levantamento das capacidades de apoio a Moçambique já foi realizado e activar medidas claras para a reconstrução do território afectado, minimizar o impacto na população e prevenir o surto de epidemias, como a cólera, e outras doenças”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades de Moçambique o número de mortes provocado pelo ciclone Idai subiu para os 602 e o número de famílias afectadas também já ultrapassou os 300 mil.