Madeira

“Neste nosso pastor se manifestou a força da vida de Cristo em nós”

Bispo do Funchal aborda “o mistério da passagem” na homília da celebração fúnebre de D. Maurílio de Gouveia

None

Numa homília intitulada “Verdadeiramente, este Homem era Filho de Deus”, o bispo do Funchal considera que “as exéquias de um cristão — e, em particular, as de um bispo — mais que o momento de elogio de um morto, são antes a ocasião de nos darmos conta de como, na passagem deste nosso irmão para o Pai, nos vem ao encontro e resplandece o mistério Pascal de Cristo”. “Verdadeiramente, não nos encontramos perante a realidade de alguém que desaparece, mas perante o mistério da “passagem”, daquilo que, em português tradicional, se chamava o “passamento”: a passagem de alguém deste mundo para o Pai, e a passagem de Cristo, desta forma tão clara quanto dolorosa, na vida de um homem que já lhe pertencia há muito, desde o dia do seu baptismo e, depois, lhe pertencia também a outro título, como sacerdote e bispo”, refere.

D. Nuno Brás, que preside à celebração fúnebre de D. Maurílio de Gouveia, na Sé do Funchal, sublinha ainda que “quando um cristão nasce para o céu e se torna clara a sua passagem para Deus, como sucedeu agora com o Senhor D. Maurílio”. E interroga os cristão: “Como não ver nesse acontecimento, que permanece com todo o dramatismo humano, o mesmo acontecimento da morte de Jesus? E como não escutar, também aqui nesta catedral, as mesmas palavras do centurião que proclama: “verdadeiramente, este homem era filho de Deus”? A morte baptismal, aquela em que morremos para nós para vivermos para Aquele que por nós morreu e ressuscitou, o mistério Pascal de Jesus faz-se hoje, aqui, diante de nós, bem presente. Mas como não ver, igualmente, nesta presença, a vida de Jesus ressuscitado?”.

O bispo refere-se especialmente a D. Maurílio desta forma: “Diante de nós encontram-se os restos mortais de um cristão, a quem o próprio Senhor confiou o ministério apostólico, fazendo-o bispo, precisamente aqui nesta Sé do Funchal, no dia 13 de janeiro de 1974. Diante de nós encontra-se o corpo humano na sua fragilidade máxima mas, ao mesmo tempo, continuando a proclamar aquela juventude, aquela vida plena que brilhava na sua palavra, nos seus actos, nos seus olhos, sobretudo quando anunciava o Evangelho e celebrava os sacramentos, ou quando partilhava a sua vida de cristão e sucessor dos Apóstolos.

Diante de nós encontra-se uma habitação de carne na sua maior fragilidade, mas que proclama, precisamente, a certeza de que uma habitação eterna lhe foi agora oferecida junto do Pai, porque foi desse modo e com esse sentido que, até ao fim, viveu o Senhor D. Maurílio.

Perante Jesus que morria, o centurião romano exclamou: “verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!”. Hoje, aqui, perante o corpo morto deste nosso Bispo, queremos também nós — porque em nós corre igualmente a vida cristã, a vida da fé, que é a vida do baptismo — queremos também nós dizer: verdadeiramente, neste nosso pastor se manifestou a força da vida de Cristo em nós. E com ele, e como o centurião do evangelho, diante deste Cristo que jaz morto diante de nós, queremos também, uma vez mais, proclamar acerca de Jesus: “verdadeiramente, este Homem era Filho de Deus”.