Madeira

Fórum Naval arranca amanhã

O director regional de Educação, Marco Gomes, participa na sessão de abertura

O evento decorrerá na Quinta Calaça, a sede social do Clube Naval do Funchal (CNF).
O evento decorrerá na Quinta Calaça, a sede social do Clube Naval do Funchal (CNF).

O director regional de Educação, Marco Gomes, participa amanhã (dia 25 de Outubro) na sessão de abertura do Fórum Naval, um evento que decorrerá na Quinta Calaça, a sede social do Clube Naval do Funchal (CNF) e que leva a debate a gestão das emoções no desporto e qualidade do mar da Madeira.

Nuno Pestana Pinto, coordenador de projectos de investigação da Direcção Regional de Educação tem a sua apresentação agendada, para as 10 horas, com tema ‘Será que a Prática Desportiva aumenta o nível de Inteligência Emocional?’.

O programa prossegue com uma mesa redonda, na qual participam: o professor de Educação Física e treinador da equipa principal de Natação do CNF, Elmano Freitas, e da Campeã do Mundo de 100 metros mariposa na categoria Master, Susana Sousa Gomes.

Esta conversa, que será moderada por Marcelo Melim, vice comodoro do CNF, junta-se também Miguel Sequeira, pai de Afonso Sequeira, atleta do Naval para um debate com as diferentes visões da problemática em análise.

A partir das 11h30, o Fórum Naval será dedicado ao mar, sob o tema ‘Lixo Marinho – Pensar global, agir local’.

Neste painel será abordado o impacto do lixo marinho na qualidade do mar, saúde pública e biodiversidade marinha assim como algumas medidas de intervenção e projectos de investigação em execução.

Pedro Sepúlveda, técnico superior na subdirecção para os Assuntos do Mar da DROTA, vai apresentar o exemplo da Convenção OSPAR.

João Canning Clode, coordenador do polo MARE – Marine and Environmental Sciences Centre, fará uma palestra sobre o ‘Impacto do Lixo marinho em Ecossistemas Marinhos: Enquadramento e a sua Investigação na Madeira’.

Resta referir que o evento tem entrada livre, mediante inscrição online.