Madeira

Associação para o Planeamento da Família assinala Dia Europeu do Combate do Tráfico Humano

FOTO Cristina Gonçalves
FOTO Cristina Gonçalves

Hoje, dia 18 de Outubro, assinala-se o Dia Europeu do Combate do Tráfico Humano.

Para relembrar a data e alertar para o tema, a Delegação Regional da Madeira da Associação para o Planeamento da Família (APF) está a realizar uma campanha junto dos estudantes da Universidade da Madeira e uma acção de sensibilização para a população em geral, no Funchal.

“Em Portugal há várias pessoas que são vítimas deste crime e que são exploradas sexualmente, forçadas a trabalhar ou a mendigar nas ruas, bem como bebés e crianças que são vendidos/as para adopções ilegais. Só em 2018, houve 203 sinalizações deste crime em Portugal e foram identificadas 141 vítimas, das quais 29 eram menores de idade”, revela a APF.

Criada em 1967, a APF é uma IPSS com Finalidades de Saúde e que tem como missão “contribuir para que as pessoas possam fazer escolhas livres e responsáveis na sua vida sexual e reprodutiva, e promover a parentalidade positiva”.

A APF presta respostas de assistência ao nível nacional às vítimas de tráfico humano, desde 2008, com um papel essencial na prevenção deste fenómeno, na formação de públicos estratégicos para a sinalização de situações de vitimação e no apoio, protecção e (re)integração a estas vítimas.

A APF gere cinco equipas multidisciplinares especializadas de assistência a vítimas de tráfico de seres humanos, com cobertura a nível nacional e dois centros de acolhimento e protecção a estas vítimas, um para mulheres e filhos/as menores e outro para homens e filhos/as menores.

Além dos seus serviços centrais, AFP tem seis delegações regionais: APF Alentejo, APF Algarve, APF Centro, APF Lisboa Tejo e Sado, APF Madeira e APF Norte; colabora ainda com a APF Açores.