Madeira

Tempo voltou a arrefecer depois do ameno fim-de-semana

Durante a noite temperaturas extremas oscilaram entre 1,3ºC no Chão do Areeiro e os 15,3ºC no Aeroporto da Madeira

None

A última madrugada confirmou o arrefecimento previsto ocorrer durante a noite neste início de última semana de Janeiro, com a temperatura mínima do ar mais baixa a descer até 1,3ºC no Chão do Areeiro (05:00), sendo que a mínima mais alta sentida entre a meia-noite e o meio-dia foi de 15,3ºC, registada já esta manhã (09:00) no Aeroporto da Madeira.

Depois das amenas temperaturas (máximas) no fim-de-semana primaveril, a previsão do IPMA para esta segunda-feira no Arquipélago da Madeira aponta para céu geralmente muito nublado e períodos de chuva fraca, em especial nas vertentes norte e nas

terras altas e até final da tarde. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de nordeste, soprando

por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, sendo em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste na região do Funchal. Associado a estas condições atmosféricas o IPMA previu um pequena descida da temperatura mínima, apontando para o Funchal temperaturas a variar entre os 15 e os 20 graus.

Durante a noite a baixa da capital arrefeceu até aos 13,9ºC e 14,5ºC no Observatório e no Lido, respectivamente. Ao final da manhã a temperatura do ar no Lido era já de 20,4ºC. O mesma temperatura foi também registada na última hora no Lugar de Baixo, as duas estações da rede de observação meteorológica do IPMA na Madeira que já atingiram a máxima prevista para hoje (20ºC).

Das últimas 12 horas, confirma-se o arrefecimento generalizado das temperaturas do ar, que voltou a baixar dos 10 graus junto de aglomerados populacionais como São Vicente (9,7ºC), Quinta Grande (9,0ºC), Santo da Serra (8,3ºC) e Monte (8,2ºC), sendo que na Bica da Cana o mínima mais extrema foi de 1,4ºC, apenas 0,1ºC superior ao valor registado no Chão do Areeiro. Curiosamente, ‘alguns’ metros mais acima, no Pico do Areeiro, a temperatura na estação mais alta não baixou dos 5,2ºC.

Outra particularidade foi a grande diferença nas temperaturas extremas sentidas nos vizinhos concelhos de São Vicente (9,7ºC) e Porto Moniz (15,0ºC), mais ainda porque este último valor foi registado já o sol havia nascido (08:50).

Confirma-se também a previsão de chuva fraca, havendo registo de escassa e dispersa precipitação registada: Santana (0,5 mm desde as 00:00), Lombo da Terça (0,3mm), Santo da Serra (0,2 mm) e Bica da Cana (0,1 mm).

Em relação ao mar, saiba que no Funchal, na zona da Pontinha, a água do mar ao meio-dia marcava 18,8ºC.