5 Sentidos

Orquestra junta Daniel Perzhan e 1.º concerto grosso de A. Pereira da Costa

O concerto é no sábado e já está esgotado

Daniel Perzhan assume o papel de solista.   Foto DR
Daniel Perzhan assume o papel de solista. Foto DR

Está esgotado o concerto de sábado da Orquestra Clássica da Madeira no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, com início às 18 horas. O concerto é particular por marcar o regresso a casa do jovem Daniel Perzhan na interpretação do Concerto nº 1 de Max Bruch para violino e orquestra, e ainda a composição Ilhas Selvagens’ deste mesmo violinista, mas sobretudo porque será a primeira audição moderna do Concerto Grosso N.º de António Pereira da Costa.

Com a apresentação desta obra, sob a direcção do maestro Pedro Neves, a Orquestra Clássica da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas que a gere dão início ao ciclo de concertos grossos dedicados ao compositor do século XVIII. Ao todo são 12 obras para ouvir ao vivo até ao dia 15 de Junho.

Com esta obra editada em Inglaterra em 1741, refere a organização, António Pereira da Costa ganha dimensão internacional, “não só pela própria edição mas por ser o único português a escrever nesta forma musical a par dos seus congéneres europeus que escreveram também 12 concertos grossos como Corelli ou Haendel”, refere a nota de divulgação.

Do programa deste sábado consta ainda a 4ª sinfonia de Franz Schubert.